top of page

CURTAS À PRIMEIRA VISTA 2

80 Min.

13 NOV / SÁB / 17h30

CÓDIGO DE SESSÃO:

CPV2

CINE CLUBE DO BARREIRO

M/12 ANOS

VIAGEM À LUA

Leonor Arrimar

Animação / 6' / Porto / 2020

.

Ao adormecer no carro, HUGO sonha que viaja até à Lua. Lá, encontra o LOBO, e os dois percorrem as assoalhadas (quartos) da Lua: Quarto Minguante, o quarto das pessoas de cabeça no ar mas que pouco criam, andando apenas “na sua vida”; Quarto Crescente, o quarto dos Poetas e do seu processo criativo num remoinho de canetas, computadores, sentimentos, ideias e palavras; Lua Nova, quarto escuro, de dormir. O menino dá a preferência ao Quarto Crescente, promete voltar para lá numa próxima viagem.

SIESTA CLUB

Luís Tovar de Lemos

Ficção / 12' / Mafra / 2021

.

A adolescência é um momento limbo, saltitando algures entre a infância e o ser adulto, sempre no limiar de algo: do final das aulas, do verão, do início da vida. Enquanto se espera, passa-se o tempo, conhece-se alguém, faz-se uma festa.

JOHNNY WHITE

Gonçalo Santos

Ficção / 15' / Porto / 2021

Johnny White, um youtuber em ascensão, faz upload de um vídeo que se torna viral pelos motivos errados. Perdido num limbo de consequências, Johnny tenta recuperar a confiança da doce e simpática Lary e provar-lhe que não é o rapaz que todos o julgam ser.

REWIND

Vasco Horta

Experimental / 10' / Almada, Montemor-o-Novo/ 2021

ESTREIA MUNDIAL

Numa narrativa fragmentada e por vezes surreal, os registos de infância, resgatados de velhas cassetes de Video 8, cruzam-se com imagens agora rodadas para revelar um conflito interno difícil de solucionar. Ao percorrer as suas memórias, o protagonista desenvolve uma relação de confiança com a câmara de filmar. As memórias e as experiências do presente vão desbloqueando-se mutuamente até ao momento em que se torna possível desatar velhos nós.

VARIATIONS

Inês Pedrosa e Melo

Documentário / 12' / E.U.A. / 2019

.

Na escola da companhia de bailado de São Francisco, um grupo de futuros bailarinos adolescentes lida com as típicas dores de crescimento, e revelam-nos alguns dos sacrifícios que tiveram de fazer em prol da sua arte.

MUSGO

Alexandra Guimarães, Gonçalo L. Almeida

Ficção / 16' / Montalegre, Bragança / 2021

Uma menina é atraída para o interior de um castanheiro, iniciando uma viagem mística pelo imaginário de Trás-os-Montes. A sua curiosidade guia o espetador por entre rituais, geografias e tradições de cada uma das fases da vida transmontana, como o enigmático batismo na Mizarela ou os inquietantes rituais iniciáticos dos caretos. Entre etnografia e fantasia, surge um retrato afetivo de um povo.

FLOR DA PELE

Marie Trockau, Miguel Ribeiro

Documentário / 9' / Lisboa / 2021

ESTREIA MUNDIAL

Uma partilha íntima do passado, presente, futuro e a luta contínua de um rapaz que não nasceu rapaz. Rúben sentiu e escolheu mudar para homem.

bottom of page