top of page

CURTAS À PRIMEIRA VISTA 4

82 Min.

20 NOV / SÁB / 15h30

CÓDIGO DE SESSÃO:

CPV4

AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA

M/12 ANOS

NÃO ÉRAMOS NÓS OS MODERNOS?

Fernando Moletta

Documentário / 10' / Lisboa / 2021

ESTREIA MUNDIAL

A partir da fala que ecoa pelo filme “Não éramos nós os modernos?”, seja através da evidente melancolia ou então através dos não-lugares presentes, o filme revisita antigas conversas pessoais, suposições e especulações a fim de perceber as fronteiras entre o passado e o presente, ou como a modernidade reverbera e afeta os dias atuais.

PERSPETIVA

Gonçalo de Oliveira

Animação / 6' / Santarém / 2021

ESTREIA MUNDIAL

Sozinho e com uma rotina monótona, carrega consigo um pequeno caderno onde reúne várias imagens que nos mostram como vê, e como interpreta, o que o rodeia. Consumido pela maneira e forma como contempla o mundo à sua volta, é surpreendido por uma ocorrência que altera toda a sua forma de ver e estar no mundo.

CASA 52

Helena Bernardes, Margarida Rocha

Documentário, Animação / 3' / Porto / 2021

Através de uma linguagem crua e plástica, esta curta-metragem de animação 2D documenta a infância de Maria e a sua luta para sobreviver à pobreza que existia no Bairro Piscatório de Espinho, nos anos 50 e 60.

SEGUNDA VIDA NA TERRA PROMETIDA

Bianca Dias

Documentário / 20' / Peniche / 2021

ESTREIA MUNDIAL

Na década de 1970, meio milhar de africanos chegaram a solo português e os seus sonhos ficaram encerrados em celas rodeadas pelo mar de Peniche, onde ainda se fazia sentir a presença de ex-presos políticos. O que é preciso para começar a vida de novo? O testemunho de um casal que saiu de um país abalado em busca de um futuro mais seguro.

LUDOVINA

Benoît Bruère

Documentário / 12' / Almada / 2021

ESTREIA MUNDIAL

Ludovina, mãe e avó, caminha pela floresta da sua infância e juventude, recordando aventuras e desventuras. A floresta é o seu paraíso, e guarda as suas emoções e segredos.

AQUARIUM

Joana Correia Pinto

Ficção / 12' / Vila Nova de Gaia / 2020

Uma manhã revela-se um ponto de viragem para um escritor obcecado e isolado, que se depara com uma situação única, forçando-o a tomar uma decisão importante.

LIBERDADE, BAIRRO ETERNO

Bruno Reis, Elmano Costa

Documentário / 10' / Lisboa / 2021

ESTREIA MUNDIAL

O único bairro onde se gritou “liberdade” durante o Estado Novo foi também palco de várias mudanças estruturais que mudaram a forma de viver das pessoas. Através das histórias contadas pelos Srs. Constantino Vidal e Carlos - dois moradores do Bairro da Liberdade -, somos inevitavelmente imersos em uma aura de nostalgia e esperança - pelo que o bairro foi e pelo que querem que continue a ser. Um bairro com vida.

A INCESSANTE CONQUISTA DA ESCURIDÃO

João Pedro Soares

Documentário / 10' / Setúbal, Azeitão / 2021

Duas vozes dialogam sobre a impermanência do mundo, questionam a morte inevitável e recordam e repensam velhas memórias.

bottom of page