top of page

CÓDIGO DE SESSÃO  /

TERRITÓRIOS 2 / 104 Min.

12 NOV / SÁB / 16h00

T2

CINE CLUBE DO BARREIRO

M/12 ANOS

.

DIGGING FOR LIFE

João Queiroga

Documentário / 14' / Camarões, E.U.A. / 2021

LABUTA

Inês Alves, Lara Plácido

Documentário / 21' / Cabo Verde / 2022

.

Quando um jovem camaronês tenta perseguir o sonho de uma vida melhor na África do Sul pós-apartheid, ele vê-se preso como escravo em Angola.

DEUSES DE TERRA

João Rolaça, Rui Cacilhas

Documentário / 13' / India / 2022

ESTREIA MUNDIAL

Da terra, da água, das mãos e do fogo nascem esculturas que ligam a matéria ao plano espiritual. Uma viagem ao encontro da paisagem, das pessoas e dos processos que dão forma aos deuses do Sul da Índia.

MADRUGADA

Leonor Noivo

Documentário / 29' / Lisboa, Sintra / 2021

.

Maria começa a ter sinais de pertencer a outro lugar: surgem escamas na pele, raízes nas pernas, e ela ouve o som da água - sonha ser peixe. Um dia a sua filha depara-se com o seu desaparecimento e reconstruirá, pela memória dos gestos e desencontros, uma possível explicação para a sua fuga

LABUTA leva-nos à Ribeira da Barca, na ilha de Santiago - Cabo Verde - onde, por várias gerações, a atividade da apanha de inertes, maioritariamente feita por mulheres, foi a única fonte de rendimento. Hoje, a procura pelos inertes entrou em queda, devido à proibição da atividade e à introdução da areia de britadeira no mercado cabo-verdiano. No entanto, as mulheres persistem em entrar mar adentro em busca de areia para vender.

O SALTO DO CONTRABANDO

Paulo Vinhas Moreira

Documentário / 27' / Sabugal / 2022

.

O documentário “O salto do contrabando” é o resultado de três anos de recolha e mapeamento de memórias ligadas ao fenómeno do contrabando de subsistência e do Salto (emigração clandestina) no concelho do Sabugal. Reflete as realidades vividas na primeira pessoa, das gentes deste território, com uma identidade tão única e genuína.

bottom of page