top of page
11
Maio
3ª feira
21h00
História
Presente
Sessão que dá a conhecer fragmentos da História, através de 5 curtas-metragens de ficção e documentário.
TheRighttobeRemembered_still4.tif
DIREITO À MEMÓRIA
Rúben Sevivas
2019 / Documentário / 9' / Chaves
Sinopse
 
DIREITO À MEMORIA ressuscita o discurso do General Humberto Delgado que encerrou o comício de Chaves, no Cine-Parque, no ano de 1958 em que foi candidato às presidenciais. A PIDE destruiu os registos de voz do General, exceto este. A gravação sobreviveu por ter sido enterrada num quintal durante vários anos. O discurso resistiu ao tempo, o Cine-Parque não. 
NEVOEIRO-still18.jpg
NEVOEIRO
Daniel Veloso
2018 / Ficção / 15' / Lisboa
Sinopse
 
NEVOEIRO passa-se em Lisboa, 1943. Enquanto ordena a saída de comboios carregados de produtos essenciais rumo à Alemanha Nazi, o governo de Salazar institui o racionamento de bens. Paulo e Luísa, resistentes antifascistas, preparam-se para organizar, clandestinamente, uma greve na estiva. “Nevoeiro” é uma adaptação livre de “Nevoeiro na Cidade”, conto de Mário Dionísio.
Noite Perpétua (Still).png
NOITE PERPÉTUA
Pedro Peralta
2020 / Ficção / 17' / Badajoz
Sinopse
 
Em NOITE PERPÉTUA estamos em Castuera, Espanha, Abril de 1939. Durante a noite dois Guardas Falangistas surgem à porta da casa onde Paz se encontra refugiada com a família. Solicitam a sua presença na esquadra. Paz percebe imediatamente a fatalidade desta visita noturna. Sem possibilidade de fuga, pede para amamentar a sua filha recém-nascida uma última vez.
Quando a Luz se Apaga (Still).jpg
QUANDO A LUZ SE APAGA
Tânia Prates
2019 / Documentário / 5' / Coruche
Sinopse
 
QUANDO A LUZ SE APAGA usa algumas fotografias do acervo do Museu Municipal de Coruche revelando perícia em sublinhar a força que uma única imagem pode ter.
24_Memórias_por_Segundo_(Still).jpg
24 MEMÓRIAS POR SEGUNDO
Carlos Miranda
2018 / Documentário / 20' / Bucelas
Sinopse
 
24 MEMÓRIAS POR SEGUNDO descreve uma relação homem-máquina que preserva as imagens em movimento. Contra o tempo e o esquecimento, conservam-se artefactos e fotogramas que revelam quem fomos, como pensámos e o que sentimos. Um trabalho frágil e apaixonado no Arquivo Nacional da Imagem em Movimento (ANIM). 
FÓRUM CULTURAL JOSÉ MANUEL FIGUEIREDO
bottom of page