REGULAMENTO 

1.OBJECTIVOS
 

1.1. O Entre Olhares - Mostra de Cinema Português, organizado pelo Cine Clube do Barreiro, tem como objectivo divulgar obras cinematográficas e audiovisuais representativas da produção nacional.
 

1.2. A mostra pretende, também, proporcionar ao público obras que não tenham feito parte do circuito de exibição comercial, dar a conhecer novos filmes e realizadores e fomentar o diálogo entre os autores e a audiência dos seus filmes.
 

1.3. O Entre Olhares - Mostra de Cinema Português procura alimentar a cultura visual dos mais jovens, envolvendo a comunidade escolar. Através da visualização de filmes pretende-se estimular o desenvolvimento de competências, tais como a reflexão, a valorização artística, a interacção e o debate.

 

2. SECÇÕES


2.1. A SECÇÃO RETRATOS DO MUNDO é uma secção dedicada à ficção a ao documentário que dá lugar a narrativas que espelham particularidades do quotidiano e do ser humano inserido nele.

 

2.2. A SECÇÃO NARRATIVAS EM CONTRASTE é uma secção de filmes que representam uma extensão da realidade, dedicada à ficção científica e ao terror.

 

2.3. A SECÇÃO CAMINHOS ALTERNATIVOS é uma secção dedicada ao cinema de animação e experimental.

 

2.4. A SECÇÃO CURTAS À PRIMEIRA VISTA é uma secção dedicada primeiras obras realizadas em escolas de cinema / cursos de audiovisuais.

 

2.5. Nenhuma das secções tem carácter competitivo. 

3. ADMISSÃO


3.1. São admitidos a concurso filmes de produção ou co-produção nacional e filmes de realizadores de nacionalidade portuguesa.

 

3.2. Podem ser inscritas curtas-metragens de ficção, documentário, animação e experimental com duração igual ou inferior a 30 minutos. São admitidas longas-metragens de ficção e documentário com duração entre os 60 e os 100 minutos.

3.3. Não é imposta qualquer restrição quanto ao ano de produção dos filmes.

3.4. Não há limite quanto ao número de obras que cada produtor ou realizador pode inscrever.

3.5. Os filmes com diálogos ou voz off em outro idioma que não a língua portuguesa, terão de estar legendados em português.

 

3.6. Só serão admitidos a concurso os filmes inscritos em www.filmfreeway.com/entreolhares.

 

 

4. PRAZOS E CUSTOS DE INSCRIÇÃO
 

4.1. As inscrições devem ser realizadas até ao dia 15 de Julho de 2020, podendo a data de encerramento das inscrições ser prolongada por decisão da organização.

 

4.2. As inscrições terão um custo de 5€ por filme durante todo o prazo de inscrições.

5. SELECÇÃO


5.1. A selecção segue os seguintes critérios:

 

        5.1.1. A consistência da construção narrativa;
 

        5.1.2. O uso da fotografia e do som como ferramentas de storytelling;

 

        5.1.3. A qualidade técnica e estética com que a obra é concebida;
 

        5.1.4. A utilização da montagem a favor da harmonia temporal das cenas e do filme num todo.

        No caso dos filmes de ficção, serão avaliados também os seguintes critérios:

 

        5.1.5. A escrita dos diálogos e a forma como as acções são elaboradas no contexto da narrativa;
 

        5.1.6. A coerência da performance dos actores.

 

5.2. A selecção final será anunciada por meio da plataforma FilmFreeway, por e-mail e publicada no site oficial www.entreolhares.org.

 

5.3. Assim que for anunciada a selecção final, é obrigatório o envio imediato dos filmes no formato digital (ficheiro .MOV ou .MP4, resolução 1920x1080) via e-mail ou link para download.

5.4. Não se aceitam cópias de exibição em outros formatos para além dos especificados.

​5.5. A organização decide em que secções os filmes seleccionados serão apresentados. 

5.6. A organização pode utilizar os materiais de divulgação (dossier de imprensa, sinopses, cartazes, trailers, entrevistas, etc.) e reserva o direito de exibição dos filmes seleccionados até três minutos em qualquer formato e meio de difusão (TV, Rádio, Internet, Jornais, etc) num contexto de promoção da mostra.

5.7. O Entre Olhares não efectuará qualquer pagamento de aluguer de cópia relativo à exibição dos filmes a concurso.

6. EXTENSÕES


O Entre Olhares pretende defender e valorizar a cinematografia portuguesa, por isso procura ampliar a divulgação dos filmes seleccionados chegando ao maior número possível de espectadores. Nesse sentido, a organização promove a extensão da iniciativa em outras localidades no período subsequente à realização da mostra. A inscrição dos filmes resulta na aceitação desta condição que vigora por um período de 180 dias a partir do último dia do evento.

 

 

ORGANIZAÇÃO

APOIO

© 2019 Entre Olhares

CONTACTOS

Sede: Rua Almirante Reis, 111-A

2830-326 Barreiro

 

Telemóvel: 925 036 782
E-mail: festival.entreolhares@gmail.com

  • Facebook