top of page
 PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EDUCATIVA 

IMG_5801(1).JPG

Desde a 1ª edição que o Entre Olhares tem levado o cinema às escolas, com o objetivo de estreitar o contacto dos mais jovens com o cinema português e as novas produções. É um papel fundamental que desempenhamos para o desenvolvimento da cultura visual e da valorização da produção nacional

Já nos deparámos com jovens que nunca viram cinema português ou nunca entraram numa sala de cinema. A revolução das novas tecnologias de informação, da internet e das plataformas de streaming criam condições para novas formas de ver séries e filmes. No entanto, estamos a falar de experiências muito diferentes, porque as obras concebidas para o pequeno ecrã são diferentes das que são concebidas para o grande ecrã.

A nossa missão torna-se, assim, ainda mais relevante, promovendo filmes que despertam para temas atuais, para a reflexão, para a discussão coletiva e contribui para cultura cinematográfica dos mais jovens. 

Este ano tivemos a honra da participação da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, da Escola Secundária de Santo André e, pela primeira vez, da Escola Secundária de Casquilhos, que levaram dezenas de alunos a usufruir desta oferta cultural. 

Nesta edição os jovens tiveram a oportunidade de ver filmes para refletir sobre temas como: a sustentabilidade ambiental, os preconceitos, a igualdade de género, a influência das redes sociais, os efeitos da crise económica, o conformismo, a determinação e a criatividade no cinema.

Proporcionámos um conjunto de realidades distintas através da sétima arte,
passando pela ficção, documentário e animação. Os adolescentes de hoje, serão os adultos de amanhã, e irão enfrentar questões e dilemas do mundo que não são discutidos na escola. Por isso, consideramos importante que tenham contacto com as realidades desse mundo e reflitam sobre elas, de forma a estimular os jovens a encontrar os seus valores e a participarem ativamente na sociedade. O Entre Olhares é, assim, um misto entre a promoção do cinema e a cidadania.

IMG_5804(1).JPG
bottom of page