top of page
 ESCOLAS 
 
O Entre Olhares permite diversificar o plano curricular das escolas e ampliar a oferta cultural aos seus alunos, proporcionando um vasto programa de cinema emergente, de origem nacional, que de outra forma não teriam acesso.
Um ponto forte desta oferta é que além das escolas poderem participar, damos também a possibilidade aos professores interessados de terem um papel activo na escolha dos filmes através da "Sessão à Medida".
 O que é a Sessão à Medida? 
A Sessão à Medida confere aos professores a possibilidade de desenharem uma sessão em consonância com os seus objectivos pedagógicos. De acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, os alunos devem adquirir diversas competências, nomeadamente da sensibilidade estética e artística e do relacionamento interpessoal. Assinalando alguns dos objectivos:
- Apreciar criticamente as realidades artísticas, em diferentes suportes tecnológicos, pelo contacto com os diversos universos culturais;
- Valorizar o papel das várias formas de expressão artística e do património material e imaterial na vida e na cultura das comunidades;
- Interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.
Acreditamos que o Entre Olhares pode oferecer o cinema enquanto recurso didáctico que o professor poderá potenciar através de um debate, exercícios de reflexão ou de argumentação. Os temas do debate, reflexão ou argumentação estarão de acordo com os temas dos filmes que o professor escolhe, que pode ser do foro artístico, social, científico, político, histórico, etc. 
Os professores poderão formalizar o pedido através do envio de um e-mail ou contacto telefónico, para ter acesso a uma lista de filmes que fazem parte do programa. Para facilitar a selecção por parte do professor, o documento tem apenas 2 páginas com uma tabela que discrimina os filmes por Género, Título, Duração, Tema e Indicação Etária.
O pedido da lista ou esclarecimento de dúvidas deverá ser feito através dos seguintes contactos:
E-mail: festival.entreolhares@gmail.com
Telefone: 925 036 782
Alunos da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça no Cineclube
Alunos da Escola Básica D. Luís de Mendonça Furtado no Cineclube
(ensino nocturno)
bottom of page