top of page

TERRITÓRIOS 1

99 Min.

7 NOV / DOM / 15h30

CÓDIGO DE SESSÃO:

T1

CINE CLUBE DO BARREIRO

M/12 ANOS

UM QUILÓMETRO ACIMA

Sérgio Ferreira

Documentário / 15' / Melgaço / 2021

MULHER DA MINHA GENTE

Nicole Noia

Documentário / 30' / Santo Tirso / 2021

ESTREIA MUNDIAL

No coração da comunidade de Melgaço, enraizada ao passado pelas suas tradições, passadas de geração em geração, surge uma adversidade contemporânea. Na resistência contra as mudanças climáticas vive-se a ambição de uma vinha, plantada a uma altura nunca antes alcançada, num lugar inóspito, mas com sabor a esperança.

O QUE NÃO SE VÊ

Paulo Abreu

Documentário / 23' / Açores / 2020

Documentário construído a partir de imagens de viagens de pesquisa para um filme nos Açores, entre 2015 e 2016, nas ilhas do Pico e Faial. Anos mais tarde, ao voltar ao material captado, o realizador encontra um outro filme. Um filme escondido, em que o poder da Natureza e o Acaso revelam uma narrativa sobre a amizade, o cinema e a influência do imprevisto na criação artística.

Inserido no contexto histórico do Vale do Ave, Mulher da minha gente leva-nos numa viagem pelas fábricas têxteis e as suas histórias. Conceição, avó da realizadora, conta a sua história na primeira pessoa, refletindo sobre o papel da mulher na fábrica no contexto social de Vila das Aves no período pré 25 de Abril.

TIMKAT

Ico Costa

Documentário / 13' / Etiópia / 2021

Timkat é uma celebração para comemorar o baptismo de Cristo no rio Jordão com o intuito de salvar a humanidade. Os que não forem baptizados todos os anos não conseguirão entrar no reino dos céus.

MULHER COMO ÁRVORE

Flávio Ferreira, Helder Faria, Alejandro Vázquez, Carmen Tortosa, Daniela Cajías

Documentário / 18' / Espanha / 2020

Trespassados os medos, Elva abriu-nos as portas da sua casa e da sua oração, uma palavra secreta e profunda que carregava escondida dentro de si. Elva falou, olhando-nos nos olhos. Revelou-nos a sua dor e o seu rosto até que a sua voz conquistou as imagens e a nós com elas. Foi desse impulso que nasceu este filme, uma carta sussurrado do coração, um relato cheio de vida e resistência, dignidade e decência.

bottom of page