top of page

CURTAS À PRIMEIRA VISTA 1

78 Min

6 NOV / SÁB / 15h30

CÓDIGO DE SESSÃO:

CPV1

CINE CLUBE DO BARREIRO

M/14 ANOS

AMÉLIA

Inês Costa

Documentário, Animação / 3' / Viseu / 2021

.

Esta é a história de uma mulher costureira em Portugal durante o Estado Novo, um período de repressão e pobreza. É também a história de vida da avó da realizadora.

VISÕES DE COPACABANA

Rita Brás

Documentário / 18' / Copacabana, Almada / 2021

ESTREIA NACIONAL

A pandemia Covid-19 interrompe as aulas da realizadora no Rio de Janeiro, e fá-la regressar à casa da sua infância. Em Copacabana, vai descobrindo imagens de resistência, enquanto a extrema direita vocifera insultos e ameaças de morte. Fecha os olhos e reconhece o desejo de permanecer junto ao mar. Uma viagem entre o Brasil e Portugal.

VALENTE

Gonçalo Ribeiro

Ficção / 14' / Aveiro / 2021

Um casal a caminho de casa é abordado e assediado por três estranhos que não os deixam sair do parque de estacionamento onde deixaram o carro.

VILA FRANCA EM CARTOON

Bruno Teixeira

Documentário / 10' / Vila Franca de Xira / 2019

.

António Antunes e Vasco Gargalo são dois cartoonistas portugueses naturais de Vila Franca de Xira. Em “Vila Franca em Cartoon”, o trabalho de ambos encontra-se. Um recorre aos meios tradicionais, o outro a meios digitais. Neste documentário vemos o método de trabalho de ambos à medida que também referem as suas opiniões sobre a arte do cartoon.

ALVORADA

Carolina Neves

Ficção / 12' / Porto / 2020

Vasco é iniciado nos ideais extremistas do seu irmão, expressos através do género musical Black Metal Nacional-Socialista. Contudo, Vasco não se identifica com a natureza do movimento e oculta do irmão um aspeto essencial da sua vida, com o intuito de evitar uma rutura fraternal, ao mesmo tempo que traça o caminho da auto-aceitação.

BANHO SANTO

Bruno Saraiva

Ficção / 20' / Sintra / 2020

.

Ao ser confrontado com o terrível destino do seu irmão, João encontra na fuga, a única maneira possível de cortar laços com o culto ao qual a sua família pertence. Ainda que assombrado pelo segredo que carrega consigo e com a crise de fé com que se depara, João tem apenas um objetivo: salvar o seu irmão e esconder dele a realidade fria do mundo em que vivem.

bottom of page