CÓDIGO DE SESSÃO  /

CAMINHOS ALTERNATIVOS / 50 Min.

13 NOV / DOM / 18h30

CA

CINE CLUBE DO BARREIRO

M/14 ANOS

.

EU, QUE IGNORO TANTAS COISAS, SEI QUE IGNORO UMA A MAIS

Fernando Moletta

Experimental / 10' / Seixal / 2022

THE DETECTION OF FAINT COMPANIONS

Sandro Aguilar

Experimental / 9' / Portugal / 2021

.

A narrativa baseia-se num conto da escritora brasileira Vilma Aguiar. O filme articula-se entre as interseções do real e do virtual, com o objetivo de especular sobre os fantasmas do passado através de um presente anónimo.

VAZIO

Beatriz Machado, Joana Barbosa

Experimental, Animação / 2' / Caldas da Raínha / 2022

ESTREIA MUNDIAL

Vou esquecer isto para sempre. Serei uma parte máquina, outra parte cimento. O industrial deixa-me atordoada. Um passo neste vazio, e talvez eu caia.

61 - 63

Ricardo G. Santos

Experimental / 10' / Seixal / 2021

.

O soldado que chega a um lugar, sem saber ao que vai, para onde vai, vê-se confrontado com uma violência atroz, com a morte, com a escassez e solidão. Deixa para trás a sua família, amigos e uma vida que conhece, a única relação com o passado de cada um faz se somente por meio de cartas, por vezes escassas, e fotografias. Quantos daqui saberão que amanhã poderão não estar vivos, é uma espécie de lotaria...

Lua Cheia. Dentro. Talvez não sozinho.

ASTRO GÉMEO

Chana de Moura

Experimental / 8' / Portugal, Islândia / 2021

ESTREIA NACIONAL

Quando um novo corpo celeste aparece no universo, uma comunidade pós colapso civilizacional prontamente envia o grupo de pesquisadoras Cosmovisionárias para explorá- lo. Além de vislumbrar um mundo "depois do fim do mundo", Astro Gémeo procura evidenciar o delicado equilíbrio das circunstâncias bioquímicas que possibilitaram a evolução das formas de vida terrestres. A narrativa questiona sutilmente o caráter narcísico de muitas sociedades contemporâneas, nas quais a espécie humana geralmente figura no centro, inquestionavelmente.

FRUTA TOCADA POR FALTA DE JARDINEIRO

Pedro Sena Nunes

Experimental / 10' / Lisboa, Sintra / 2022

.

Expressar-se faz parte do ser humano. Fruta Tocada por Falta de Jardineiro parte da água enquanto fonte de uma vida impossível, que embala e consolida na figura de uma jovem mulher. Paramos para escutar um futuro escrito a quatro mãos, o magnetismo da vigilância da natureza. Em última análise, amanhã o trabalho recomeçará.