RESULTADOS DE APOIO - 2024
O Entre Olhares abriu o período de envio de candidaturas ao Programa de Apoio ao Cinema Português "Novos Olhares", que decorreu até 30 de Abril de 2024. O programa visa atribuir apoio financeiro a curtas-metragens de ficção e curtas documentais com duração estimada entre os 10 e os 30 minutos, a serem rodadas em território nacional, no decorrer dos anos de 2024 e 2025, por realizadores portugueses.
FASE 1 | AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS / PROJETOS PRÉ-SELECIONADOS
CURTAS-METRAGENS
- "Sol Menor" | ANDRÉ SILVA SANTOS
- "A Caça" | GONÇALO PINA
- "Massa Madre" | CHICO NORAS
- "Margem Sul" | SÉRGIO VIAMONTE
FASE 2 | PITCH / PROJETOS VENCEDORES DO APOIO
CURTAS-METRAGENS
- "A Caça" | GONÇALO PINA
- "Massa Madre" | CHICO NORAS
JÚRI
Os membros do Júri serão responsáveis pela avaliação do pitch dos realizadores que acontece na FASE 2 do programa de apoio. O Júri é constituído por profissionais da área do cinema.
ANDREIA NUNES
Andreia Nunes é licenciada em Cinema, Televisão e Vídeo pela Universidade Lusófona e é produtora de cinema há mais de 10 anos. Passou pela Take It Easy, produtora independente de filmes publicitários, curtas-metragens e séries. Trabalha com diversos autores emergentes, o seu foco está nas pessoas por trás das ideias e também em todos os que trabalham para trazê-las à vida. Em 2020, junto com três amigos de longa data, co-fundou a Wonder Maria Filmes, uma produtora audiovisual focada na criação e produção de projetos com relevância social e política, com parceiros internacionais que potenciam a criação de novos públicos. Lecciona produção cinematográfica e está agora a participar no programa EAVE Producers Workshop de 2024.
ANDRÉ GUIOMAR
André Guiomar, possui um mestrado em Cinema e Audiovisual e é licenciado em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou em várias produtoras de cinema como a Vende-se Filmes, Cimbalino Filmes, Promarte e é sócio fundador da Olhar de Ulisses. Em 2022 tornou-se um Berlinale Talents e em 2023 estreou a sua nova curta-metragem de ficção “Espinho” em co-realização com Mya Kaplan na Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes, envolvido no programa The Factory. Em 2022 co-realizou “Saturno” com Luís Costa, filme com estreia internacional no Festival Internacional de Cine de Guadalajara. A sua primeira longa-metragem documental “A Nossa Terra, o Nosso Altar” (2020) teve estreia mundial no Sheffield Doc/Fest, venceu o Prémio Youth Jury Award no Festival ZINEBI e o Prémio Realizador Emergente na Competição Internacional do Porto/Post/Doc. Destaca-se também o seu trabalho em imagem e montagem no filme “A Mãe e o Mar” (2013) de Gonçalo Tocha, vencedor do prémio nacional do DocLisboa em 2014 e galardoado com a melhor montagem no Cineport. Nos últimos quatro anos, produziu vários filmes com estreias em festivais internacionais como Berlinale, Cairo IFF, Zinebi, Go Shorts, Viena Shorts, com distribuição em sala e com vendas a televisões e serviços de VoD.
MARGARIDA MOZ
Com um mestrado em Antropologia Social na área de família, género e sexualidade, tem nos últimos anos conciliado a vida académica com o cinema. Começou por trabalhar no Festival de Cinema Gay e Lésbico (antiga designação do Queer Lisboa) tendo passado por outros festivais, mostras e produções cinematográficas onde desempenhou as mais variadas funções. Para além de professora convidada de antropologia na ESEL, é desde 2012 programadora de curtas-metragens do festival IndieLisboa e desde 2014 directora da Portugal Film, agência para a internacionalização do cinema português, que nos últimos anos muito tem contribuído para a forte presença de filmes portugueses em importantes festivais de cinema internacionais.