/FILMES
Filmes Exibidos / 2018
16 de DEZEMBRO | Domingo às 16h00
GIRL de Lukas Dhont
SINOPSE:
A determinada Lara, de 15 anos de idade, está empenhada em tornar-se bailarina profissional. Com o apoio do pai, mergulha nessa busca pelo absoluto na sua nova escola. As frustrações adolescentes de Lara e a sua impaciência aumentam quando percebe que o seu corpo não obedece facilmente àquela rígida disciplina porque ela nasceu rapaz.
Organização: Cineclube do Barreiro
9 de DEZEMBRO | Domingo às 16h00
JUÍZO de Maria Augusta Ramos
SINOPSE:
A trajetória de jovens pobres com menos de 18 anos de idade diante da lei, entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.
Organização: Cineclube do Barreiro
Parceria: Federação Portuguesa de Cineclubes
30 de NOVEMBRO | Sexta-feira às 21h30
PINTURA HABITADA de Joana Ascensão
SINOPSE:
Documentário sobre o trabalho de Helena Almeida, artista plástica que, desde finais dos anos 60, tem desenvolvido uma obra na qual explora os limites dos diferentes meios que utiliza, sejam eles a pintura, o desenho, a fotografia ou o vídeo. o filme centra-se nas várias fases e elementos envolvidos no elaborado processo criativo através do qual Helena Almeida constrói as suas obras, colocando em cena o próprio corpo.
Organização: Câmara Municipal do Barreiro e Cineclube do Barreiro
Parceria: Clube de Fotógrafos do Barreiro
25 de NOVEMBRO | Domingo às 16h00
SHOPLIFTERS de Kore-Eda Hirokazu
SINOPSE:
Depois de uma das suas sessões de furtos, Osamu e o filho deparam-se com uma menina sozinha ao frio. Ao início não sabe se deve ou não abrigar a criança, mas a mulher de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora esta família seja pobre, ganhando dinheiro para sobreviver através de pequenos ilícitos, eles parecem viver felizes juntos, até que um incidente imprevisto revela segredos escondidos, testando os laços que os unem…
Organização: Cineclube do Barreiro
16 de NOVEMBRO | Sexta-feira às 21h30
FERNANDO LEMOS: COMO, NÃO É RETRATO? de Jorge Silva Melo
SINOPSE:
Documentário de Jorge Silva Melo sobre Fernando Lemos, um criador que se destacou por ter fotografado atores, artistas e escritores no Portugal dos anos 40 e 50.
Organização: Câmara Municipal do Barreiro e Cineclube do Barreiro
Parceria: Clube de Fotógrafos do Barreiro
20 de JULHO | Sexta-feira às 21h30 | CINEMA AO AR LIVRE
A MÃE É QUE SABE de Nuno Rocha
SINOPSE:
Regras são regras e a mãe é que sabe.
Um típico almoço de aniversário dá para o torto quando Ana Luísa se começa a lembrar de episódios caricatos da sua infância e adolescência. Entre sopas de cenoura, idas à praia, conselhos de mãe, namoros e casamentos, ela pensa nas coisas que podia ter mudado no seu passado. Mas estas recordações vão ter efeitos inacreditáveis. Esta é uma comédia familiar com universos paralelos e fanáticos de futebol, num divertido retrato do Portugal dos anos 70 aos nossos dias. E pensando bem, há coisas que é mesmo melhor não mudar, pois no fim de contas é sempre… A Mãe é Que Sabe!